sexta-feira, 25 de junho de 2010
Faz Toda a Diferença.
sábado, 19 de junho de 2010
Como ser eco no seu dia-a-dia
Dependemos da natureza para sobreviver e o consumo do qual nos deparamos hoje, tem grande impacto sobre ela. Utilizamos os recursos naturais como se fossem inesgotáveis. Descartamos nossos lixos como se fossem biodegradáveis. Compramos, compramos e compramos.
É importante que o consumo seja pensado. O consumo consciente é o consumo que leva em conta os impactos provocados por ele. É saber consumir de uma forma positiva, minimizando os impactos negativos.
“O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável” (Instituto Akatu – www.akatu.net).
O consumo consciente pode ser dado no dia-a-dia das pessoas, através de pequenas mudanças de hábitos e pequenas ações. Segue abaixo uma lista de ações que podem ser adicionadas no dia-a-dia de cada um e que fazem diferença.
- Diminuir o tempo no banho
- Escove os dentes com a torneira fechada
- Reduza o tempo ao secar o cabelo – deixe-o secar naturalmente por uns 20 minutos antes de usar o secador
- Lave roupa com água fria – 90% da energia consumida pelas máquinas de lavar é usada para aquecer a água. Além de gastar menos energia, as roupas lavadas com água fria desbotam mais devagar.
- Use os dois lados do papel – além de reduzir a derrubada de árvores, ajuda a economizar água, uma vez que são necessários 540 litros de água para produzir 1 quilo de papel.
- Evite produtos que tenham muitas embalagens
- Separe o lixo para reciclagem
- Leve sua própria sacola ao fazer compras
- Coloque as pequenas compras na sua bolsa
- Beba água filtrada – ao invés de ficar comprando garrafas de água mineral, tenha uma garrafa reutilizável, como as de aço inoxidável.
- Substitua as lâmpadas incandescentes por uma econômica lâmpada fluorescente compacta
- Após utilizar o óleo de cozinha não o jogue na pia. Armazene em um recipiente e entregue em algum posto de coleta.
- Não descarte pilhas e baterias em lixo comum.
- Pense antes de comprar!!!!!!!!!
www.akatu.net
quinta-feira, 10 de junho de 2010

Está em discussão na Câmara dos deputados, para posterior votação, o novo Código Florestal, ou alteração no Código Florestal Brasileiro.
É um assunto complexo já que envolve ruralistas de um lado, ambientalistas do outro e, entre eles, os deputados, no mínimo desconectados da realidade ambiental, tentando alterar o Código Florestal vigente (o relator das alterações - perdoem- me se não uso os termos jurídicos corretos - chama-se Aldo Rebelo). Ao contrário do que alegam é um código que garante preservação dos biomas nacionais como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e vem sendo aperfeiçoado a 60 anos. Negam o aquecimento global argumentando que é uma conspiração dos países ricos contra os países pobres. Querem reduzir APP’s - áreas de proteção permanente, justificando que em países desenvolvidos as porcentagens preservadas são muito menores do que garantem nossas leis. Almejam alterar as reservas legais - RL’s!!
Enquanto isso a sociedade parece não se dar conta do que está em discussão, como sempre, nas questões que envolvem leis e políticos que as elaboram. Em época de Copa do Mundo o noticiário que atinge a maioria da população não inclui na pauta a ênfase que seria necessária ao tema.
Reafirmando: é sério! Muito sério! Mas o assunto está sendo divulgado como se fosse uma questão menor. Assim fica difícil. Resta esperar que os ativistas que se embrenham pelas “matas” de Brasília possam atuar sem repressão no sentido de conseguir que a votação seja favorável à permanência do Código que proteje as florestas, sem as alterações propostas que acabam com o pouco que resta e que disseminam o desmatamento.
Laiz Lourenço Ferreira
imagem: 14841Rodrigo_Baleia_25-08-08_788BlogBlogs.Com.Br