quinta-feira, 10 de junho de 2010

É sério, muito sério!

Está em discussão na Câmara dos deputados, para posterior votação, o novo Código Florestal, ou alteração no Código Florestal Brasileiro.

É um assunto complexo já que envolve ruralistas de um lado, ambientalistas do outro e, entre eles, os deputados, no mínimo desconectados da realidade ambiental, tentando alterar o Código Florestal vigente (o relator das alterações - perdoem- me se não uso os termos jurídicos corretos - chama-se Aldo Rebelo). Ao contrário do que alegam é um código que garante preservação dos biomas nacionais como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e vem sendo aperfeiçoado a 60 anos. Negam o aquecimento global argumentando que é uma conspiração dos países ricos contra os países pobres. Querem reduzir APP’s - áreas de proteção permanente, justificando que em países desenvolvidos as porcentagens preservadas são muito menores do que garantem nossas leis. Almejam alterar as reservas legais - RL’s!!

Enquanto isso a sociedade parece não se dar conta do que está em discussão, como sempre, nas questões que envolvem leis e políticos que as elaboram. Em época de Copa do Mundo o noticiário que atinge a maioria da população não inclui na pauta a ênfase que seria necessária ao tema.

Reafirmando: é sério! Muito sério! Mas o assunto está sendo divulgado como se fosse uma questão menor. Assim fica difícil. Resta esperar que os ativistas que se embrenham pelas “matas” de Brasília possam atuar sem repressão no sentido de conseguir que a votação seja favorável à permanência do Código que proteje as florestas, sem as alterações propostas que acabam com o pouco que resta e que disseminam o desmatamento.

Laiz Lourenço Ferreira

imagem: 14841Rodrigo_Baleia_25-08-08_788
BlogBlogs.Com.Br

1 comentários:

Unknown disse...

Sim, é muito sério! Felizmente existe a AVAAZ.ORG, uma rede de mobilização global que pretende fazer o que for possível para o mundo ser melhor, seja em âmbito ambiental como de direitos humanos. É interessante conhecer E participar.

Essa rede está com uma ação em defesa do Código Florestal ("O Brasil quer proteção, não desmatamento"): http://www.avaaz.org/po/mensagem_codigo_florestal/?cl=613826918&v=6588 .

Faça sua parte!

Postar um comentário