sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jardins para reflexão


Visitamos uma exposição muito diferente no fim de semana. Uma proposta que discute produção de alimentos, plantio com foco nos biocombustíveis e natureza. Transcrevemos o texto abaixo do catálogo da exposição. Vale muito a pena visitar, vivenciar as obras num espaço que, além de convidar à atividade física e à contemplação, oportuniza agora uma ótima reflexão.
Laiz e Júlia
_______________________________

Você tem fome de quê? A alimentação é um problema mundial que afeta particularmente o Brasil. Por outro lado, o mercado de biocombustíveis compete por espaços com as plantações de comida. Como o Brasil é uma potência agrícola, a disputa torna-se acirrada: nossa prioridade é alimentar o planeta ou substituir o petróleo por álcool e biodiesel? Para refletir sobre o desafio agrícola contemporâneo, foram reunidos no parque do Ibirapuera nove criadores de jardins em torno ao tema da alimetação. Criaram-se espontaneamente duas interpretações sobre o assunto entre os participantes: alimentação do corpo ou do espírito. A questão foi enfrentada poeticamente, ampliando as possibilidades de reflexão sobre os desafios da alimentação mundial.
A parceria com o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire possibilitou um intercâmbio com a França, país de longa experiência em jardinismo. Paisagistas europeus foram convidados para criar seis dos jardins, juntamente com três artistas brasileiros que executam suas primeiras obras de jardinagem.
Ao passear pelo festival, o público irá deparar-se com os diversos jardins que interrompem a paisagem horizontal do Ibirapuera. Assim, o visitante identifica a artificialidade do cultivo agrícola, pois cada jardim cria um mundo particular em meio ao amplo parque. A alimentação depende do domínio da tecnologia e de seu uso transformador da natureza em artifício. Somos responsáveis pelo uso contemporâneo da Terra para alimentar a humanidade. Perceber tal responsabilidade exige a distinção entre cultivo e natureza.
Felipe Chaimovich - curador do Museu de Arte moderna de São Paulo
__________________________________

Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera (arredores do MAM-SP)

De 22 de setembro de 2010 a 31 de dezembro de 2010

Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)

Diariamente, das 5h às 22h (horário de visitação do Parque Ibirapuera)

Entrada franca

Agendamento gratuito de visitas em grupo pelo tel. 5085-1313 e email educativo@mam.org.br

Site: www.mam.org.br

1 comentários:

gustavo aragão disse...

Sugestão: ao invez de um blog desatualizado, deveria ter apenas um twitter ou usar o twitter para publicar as novidades com link.

Postar um comentário